sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Correr para quê?


O porquê de tanta gente correndo? o que faz milhares de atletas aficionados a participar de maratonas? O que motiva correr pelas ruas? Praias? Praças? Será a nova “onda”, modismo, que não demora cair no esquecimento? Tenho a impressão que a corrida chegou para ficar, já que esta é o modo mais fácil, barato e prazeroso de exercitar-se em meio à natureza. Além de proporcionar o conhecimento de nosso próprio corpo. Mas o que parece fácil e agradável a ser realizado acaba frustrando aqueles que decidem de uma hora para outra correr sem orientação, a conseqüência é sempre a mesma, desistir! A corrida exige uma série de orientações para ser bem desenvolvida, sim desenvolvida, ela requer etapas que devem ser seguidas para evitar a irritação natural de quem está longe a algum tempo do mundo do movimento, aquelas dores do dia seguinte, são provenientes da falta de exercício, e também muitas vezes da falta de conhecimento do limite do seu corpo. Assim é sugerido que inicie a corrida devagar, mas devagar quanto? Cada pessoa tem um ritmo diferente e você vai achar o seu, mas o ideal é que seja escolhida uma pista de atletismo de 400m, e nela poderá cronometrar o tempo a sua velocidade, por exemplo, para cada volta na pista você deve precisar de 3 minutos, isso corresponde a uma velocidade de 7: 30 mim/km. O ideal é que está atividade seja realizada 3 vezes por semana, para desenvolver e melhorar o condicionamento físico, respiração, fadiga muscular, entre outros benefícios que a corrida proporciona. Mas para quem já tentou uma “corridinha” de leve, só para ver como se sentia, sabe muito bem que é horrível os primeiros 3 “minutinhos”, talvez o primeiro minuto, ou os 30 segundos.. é verdade é a pior sensação, parece que o tempo não passa e que você já deu a volta no mundo 3 vezes! É importante lembrar que mesmo devagar, você não está correndo para chegar a lugar nenhum, e que quanto mais se pensa que está correndo, mais cansado fica, então é bom pensar em qualquer coisa, menos que está correndo! Outra dica importantíssima é a questão da respiração, é usado inúmeras técnicas, porém cada pessoa tem seu ritmo e a respiração deve estar de acordo com o ritmo, a atenção deve estar na maneira de respirar, se corre lentamente, deve respirar lentamente, se corre velozmente ou em pequenas passadas, dando a impressão de que está rápido, a respiração deve acompanhar esse ritmo também.
Como deve ser a respiração durante a corrida?
Resposta do ex-treinador - Nilson Duarte Monteiro
                            "Da melhor forma possível, ou seja, captar o máximo de oxigênio, por todos os orifícios do corpo, brincadeira. Era assim que o meu técnico dizia.
Esse negócio de respirar em corrida é muito complexo, ou simples. Então vejamos; muitos dizem que temos que ter uma respiração compassada junto com o ritmo da corrida, perfeito. Mas como se dá essa respiração? Eu pelo menos falo assim e meus atletas achavam perfeito, "duas inspiração pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo e uma expiração pela boca e nariz juntos. Essas duas inspirações se dão praticamente em duas passadas".
Quando me diziam que a inspiração deveria ser feita pelo nariz, pois ele aquece o ar antes de entrar nos pulmões, pois facilitaria a absorção do oxigênio, vi que não procedia, ou melhor, procede, mas quando estamos respirando normalmente, numa corrida é diferente, o organismo, músculos, tudo está precisando de ar e você ficar nessa frescura de inspirar pelo nariz e expirar pela boca, não funciona, eu ficava totalmente esgotado em pouco tempo, além de ficar tonto.
Outro grande detalhe na respiração bem feita é o ritmo de treino. Se o cara começou a treinar hoje e daqui a alguns dias ele quiser aparecer para uma gata que está treinando por perto aumentando o ritmo absurdamente, fatalmente vai ter a famosa "dor do lado", ou mais conhecida como "dor de veado", porquê? Porque o diafragma não está devidamente fortalecido com o sobe e desce da respiração, aí vai travar, tipo uma câimbra. E como fortalecer o diafragma? Seguindo o velho lema do Nilsão, "correr fraco, para depois correr forte", ou seja, o atleta deve ir aumentando gradativamente seu trem de corrida a cada etapa do treinamento/periodização.
Então pessoal esse negócio de respiração é muito complicado de explicar, ou muito fácil de se fazer, deve-se respirar de maneira que você se sinta o mais confortável possível, absorvendo o máximo de ar que puder, ou seja, por todos os orifícios do corpo."
Obs: o segundo dia sempre será melhor que o primeiro, então não desista!

Um comentário:

  1. Massa essa matéria. Eu comecei a correr faz pouco tempo e ainda fico mortinha da silva nos primeiros três minutos. ehehheehhe
    Beijo

    ResponderExcluir